DOR

Dor abdominal crônica

Conheça três casos de dor abdominal infantil apresentados pelo Dr. Jayme Murahovschi.
X
Dor abdominal crônica
Para tratar dores abdominais é preciso ter uma linha de raciocínio que começa na anamnese. Conheça três casos apresentados pelo Dr. Jayme Murahovschi.

Dor abdominal crônica

Para tratar os casos de dor abdominal é preciso ter uma linha de raciocínio que começa na anamnese, com perguntas como: "é dor?", "é dor na barriga?", "pode ser considerado uma dor abdominal crônica?". A partir daí, é possível chegar ao diagnóstico de dor no abdome. O primeiro caso é de um menino com dor abdominal frequente; no segundo, além da dor abdominal, há problemas de estômago; no terceiro, a dor abdominal vem junto com alteração do hábito intestinal.
Assista à vídeo aula com o Dr. Jayme Murahovschi e saiba mais sobre os três casos.

A dor da cólica no bebê

Veja a explicação do Dr. Silvio Zuquim sobre os sinais e diagnósticos da cólica infantil.
X
A dor da cólica no bebê
O primeiro sintoma da cólica no bebê é o choro. O incômodo começa na segunda semana de vida e vai até os 3 meses. Mas de onde vem essa cólica? Confira!

A dor da cólica no bebê

O primeiro sintoma da cólica no bebê é o choro. A maioria das crianças apresentam cólica, já que a incidência vai de 3% a 60% e não depende do sexo, aleitamento e do peso ao nascer. Com relação à frequência, o incômodo começa na segunda semana de vida e vai até os 3 meses, geralmente incomodando no final da tarde. Mas de onde vem essa cólica?
Assista à vídeo aula do Dr. Silvio Zuquim e entenda os sinais de cólica no lactente, quais são os fatores comportamentais e orgânicos e como fazer o diagnóstico e tratamento.

Cólica no lactente

Conheça o caso de cólica infantil e seu tratamento, mostrado pela Dr.ª Ana Teresa Leslie.
X
Cólica no lactente
A cólica é comum nos primeiros meses de vida do bebê. Apesar de ser benigna, causa estresse em muitos pais e pode ter diferentes causas. Confira!

Cólica no lactente

A cólica do lactente é muito comum entre os pais e pediatras. No caso apresentado, o paciente é do sexo masculino, com 1 mês e 15 dias de vida e apresenta choro de forte intensidade na consulta. A queixa é de choro inconsolável há 2 semanas e os pais se culpam. Como proceder nesse caso? Apesar de ser benigna, a cólica no lactente causa estresse em muitos pais e pode ter diferentes causas.
Assista à vídeo aula da Dr.ª Ana Teresa Leslie para acompanhar o desenrolar do caso clínico e as possibilidades de tratamento para a cólica no bebê.

Enxaqueca na infância e adolescência

Conheça os casos clínicos de enxaqueca infantil apresentados pela Dr.ª Eliete Faria.
X
Enxaqueca na infância e adolescência
Acesse e assista à vídeo aula com a Dr.ª Eliete Faria para acompanhar a discussão sobre os casos de enxaqueca na infância e na adolescência!

Enxaqueca na infância e adolescência

O primeiro caso apresenta MKC, uma menina de 8 anos que se queixa de dor de cabeça há dois anos, em episódios de 40 minutos a 1 hora, além de falta de apetite. O segundo caso é sobre LMN, um menino de 13 anos que relata dor de cabeça quase todos os dias há 4 meses. Sua alimentação é correta e seus exames físicos e neurológicos são normais.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Eliete Faria para acompanhar a discussão sobre os casos e entenda a importância de uma boa anamnese, para determinar o padrão evolutivo da dor e como fazer o diagnóstico de cefaleia.