CASOS CLÍNICOS

Conheça alguns casos clínicos apresentados por especialistas em pediatria.

FILTRAR VIDEOS POR:

Dor abdominal crônica

Conheça três casos de dor abdominal infantil apresentados pelo Dr. Jayme Murahovschi.
X
Dor abdominal crônica
Para tratar dores abdominais é preciso ter uma linha de raciocínio que começa na anamnese. Conheça três casos apresentados pelo Dr. Jayme Murahovschi.

Dor abdominal crônica

Para tratar os casos de dor abdominal é preciso ter uma linha de raciocínio que começa na anamnese, com perguntas como: "é dor?", "é dor na barriga?", "pode ser considerado uma dor abdominal crônica?". A partir daí, é possível chegar ao diagnóstico de dor no abdome. O primeiro caso é de um menino com dor abdominal frequente; no segundo, além da dor abdominal, há problemas de estômago; no terceiro, a dor abdominal vem junto com alteração do hábito intestinal.
Assista à vídeo aula com o Dr. Jayme Murahovschi e saiba mais sobre os três casos.

A dor da cólica no bebê

Veja a explicação do Dr. Silvio Zuquim sobre os sinais e diagnósticos da cólica infantil.
X
A dor da cólica no bebê
O primeiro sintoma da cólica no bebê é o choro. O incômodo começa na segunda semana de vida e vai até os 3 meses. Mas de onde vem essa cólica? Confira!

A dor da cólica no bebê

O primeiro sintoma da cólica no bebê é o choro. A maioria das crianças apresentam cólica, já que a incidência vai de 3% a 60% e não depende do sexo, aleitamento e do peso ao nascer. Com relação à frequência, o incômodo começa na segunda semana de vida e vai até os 3 meses, geralmente incomodando no final da tarde. Mas de onde vem essa cólica?
Assista à vídeo aula do Dr. Silvio Zuquim e entenda os sinais de cólica no lactente, quais são os fatores comportamentais e orgânicos e como fazer o diagnóstico e tratamento.

Cólica no lactente

Conheça o caso de cólica infantil e seu tratamento, mostrado pela Dr.ª Ana Teresa Leslie.
X
Cólica no lactente
A cólica é comum nos primeiros meses de vida do bebê. Apesar de ser benigna, causa estresse em muitos pais e pode ter diferentes causas. Confira!

Cólica no lactente

A cólica do lactente é muito comum entre os pais e pediatras. No caso apresentado, o paciente é do sexo masculino, com 1 mês e 15 dias de vida e apresenta choro de forte intensidade na consulta. A queixa é de choro inconsolável há 2 semanas e os pais se culpam. Como proceder nesse caso? Apesar de ser benigna, a cólica no lactente causa estresse em muitos pais e pode ter diferentes causas.
Assista à vídeo aula da Dr.ª Ana Teresa Leslie para acompanhar o desenrolar do caso clínico e as possibilidades de tratamento para a cólica no bebê.

Enxaqueca na infância e adolescência

Conheça os casos clínicos de enxaqueca infantil apresentados pela Dr.ª Eliete Faria.
X
Enxaqueca na infância e adolescência
Acesse e assista à vídeo aula com a Dr.ª Eliete Faria para acompanhar a discussão sobre os casos de enxaqueca na infância e na adolescência!

Enxaqueca na infância e adolescência

O primeiro caso apresenta MKC, uma menina de 8 anos que se queixa de dor de cabeça há dois anos, em episódios de 40 minutos a 1 hora, além de falta de apetite. O segundo caso é sobre LMN, um menino de 13 anos que relata dor de cabeça quase todos os dias há 4 meses. Sua alimentação é correta e seus exames físicos e neurológicos são normais.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Eliete Faria para acompanhar a discussão sobre os casos e entenda a importância de uma boa anamnese, para determinar o padrão evolutivo da dor e como fazer o diagnóstico de cefaleia.

Febre em criança: casos clínicos.

Confira três casos clínicos de febre em criança, apresentados pelo Dr. Silvio Zuquim.
X
Febre em criança: casos clínicos
Qual é a melhor forma de tratar um bebê com febre de 39ºC? E uma criança? Assista à vídeo aula do Dr. Silvio Zuquim e saiba o que deve ser feito.

Febre em criança: casos clínicos.

Neste vídeo serão apresentados três casos de febre em crianças, atendidos no pronto socorro. Qual a melhor conduta para tratar um lactente de 45 dias com temperatura corporal de 39,4ºC? E uma criança que apresentou febre de 39,3ºC e está com o exame clínico normal, mas convulsionou? Febre, mialgia e cefaleia em uma criança aparentemente saudável, de 10 anos, pode ser Dengue?
Assista à vídeo aula do Dr. Silvio Zuquim e saiba o que deve ser feito, quais exames devem ser solicitados e o diagnóstico para cada um dos casos.

Casos clínicos relacionados às vacinas

Conheça três exemplos clínicos das vacinas, por meio de questões com múltipla escolha.
X
Casos clínicos relacionados às vacinas
O Dr. Marco Aurélio Sáfadi, pediatra infectologista, explica com exemplos como as vacinas de Hepatite, Gripe e HPV funcionam. Assista à vídeo aula!

Casos clínicos relacionados às vacinas

O Dr. Marco Aurélio Sáfadi, pediatra infectologista, professor assistente de pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações, da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, explica, através de exemplos, como as vacinas de Hepatite, Gripe e HPV funcionam.
Assista à vídeo aula e entenda um pouco mais sobre como funciona a vacinação para as doenças abordadas, tire dúvidas comuns e aproveite a ocasião para rever alguns conceitos sobre os assuntos tratados.

IV Painel de atualização sobre a Dengue

Veja o que o Dr. Kleber Luz fala sobre a Dengue na apresentação de alguns casos clínicos.
X
IV Painel de atualização sobre a Dengue
Mesmo com avanços medicinais e campanhas de conscientização, a Dengue ainda é um grande desafio. Acesse e conheça os sintomas e tratamentos disponíveis.

IV Painel de atualização sobre a Dengue

Mesmo com vários avanços medicinais, campanhas de conscientização e controle do número de casos, a Dengue ainda é um grande desafio para a comunidade médica brasileira. A doença, além de se apresentar de diversas formas, possui manifestações clínicas peculiares. Um diagnóstico preciso é fundamental para o tratamento.
Assista à vídeo aula do Dr. Kleber Luz e entenda melhor as características gerais do vírus, através de casos clínicos. Conheça suas manifestações, e quais são os tratamentos mais adequados para a doença.

TYLENOL® paracetamol
Conheça o patrocinador