CUIDADOS COM O BEBÊ E A CRIANÇA

Cuidados com a nutrição infantil

Veja o que a Dr.ª Flávia Soprani fala sobre os cuidados com a nutrição infantil.
X
Cuidados com a nutrição infantil
Os cuidados com a alimentação da criança devem começar já na gravidez. Confira a vídeo aula aula da Dr.ª Flávia Soprani e saiba tudo sobre nutrição infantil.

Cuidados com a nutrição infantil

O cuidado com a nutrição do bebê já deve ser iniciado durante a gestação, onde uma análise econômica e neurológica é feita sobre a mãe, para a criação de uma dieta que melhor se encaixe em seu perfil. Além disso, existem diversos itens no aleitamento e na alimentação complementar que são cruciais na hora de entender, orientar e acompanhar as pacientes.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Flávia Soprani e descubra mais desde a alimentação na gestação, até as recomendações para refeições na época escolar.

Cuidados com a pele de recém nascidos e lactentes

Veja a perspectiva do Dr. Antônio de Arruda e da Dr.ª Flávia Addor sobre a pele infantil.
X
Cuidados com a pele de recém nascidos e lactentes
A pele dos bebês é extremamente sensível e merece uma atenção especial. Assista à vídeo aula e saiba todos os cuidados que precisam ser tomados!

Cuidados com a pele de recém nascidos e lactentes

A pele do recém nascido é mais sensível à ação de agentes infecciosos. Além disso, possui um pH neutro, diferente da pele adulta cujo pH é ácido. Essa pele tão delicada gera muitas dúvidas acerca da higiene, mas após uma longa lista de referências bibliográficas, algumas conclusões podem orientar a melhor forma de cuidar da pele do bebê recém nascido.
Assista à vídeo aula com os médicos Dr. Antônio Carlos de Arruda e a Dr.ª Flávia Addor e conheça as evidências clínicas e os aspectos que devem ser considerados no cuidado com a pele do bebê.

A eficácia do lenço umedecido na higiene do bebê

Conheça o estudo da Dr.ª Tsukiyo Kamoi sobre o efeito do lenço umedecido na hidratação.
X
A eficácia do lenço umedecido na higiene do bebê
Com o objetivo de manter a integridade e a barreira protetora da pele do bebê, foram desenvolvidos produtos hipoalergênicos infantis. Confira!

A eficácia do lenço umedecido na higiene do bebê

Por muito tempo, o lenço umedecido foi criticado por pediatras e dermatologistas. Mas com o avanço do conhecimento sobre a fisiologia da cútis, foram desenvolvidos produtos infantis hipoalergênicos, adequados a essa pele mais frágil, com o objetivo de manter a integridade e a barreira protetora na pele do bebê.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Tsukiyo Kamoi e conheça as características do principal produto de higiene infantil e o estudo que compara o efeito do lenço umedecido que higieniza a área de fraldas com o uso de algodão e água na limpeza.

Influência dos óleos na barreira cutânea

Veja a investigação in vivo da Dr.ª Ana de Cerqueira sobre a penetração de óleos na pele.
X
Influência dos óleos na barreira cutânea
A Dr.ª Ana de Cerqueira fala sobre os tipos de óleos ideais para a proteção da pele da criança e do bebê. Confira a vídeo aula:

Influência dos óleos na barreira cutânea

A pele protege as estruturas internas do meio externo por meio do sistema de queratinização da epiderme e do manto hidrolipídico, que evita a evaporação de água da derme e promove uma hidratação natural. Para deixar a pele saudável e manter a função protetora, os emolientes são grandes aliados, pois formam uma camada de óleo no estrato córneo, aumentam a umidade e lubrificam.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Ana de Cerqueira e saiba mais sobre os tipos de óleos a serem utilizados como emolientes e sua influência na proteção da pele.

Modificações da pele mais comuns na infância

Veja o que a Dr.ª Susana Giraldi fala das modificações mais comuns da pele da criança.
X
Modificações da pele mais comuns na infância
A pele dos bebês muda de maneira constante, por isso, merece uma atenção especial. Confira na vídeo aula os cuidados e tratamentos que essa área precisa:

Modificações da pele mais comuns na infância

A Dr.ª Susana Giraldi explica que a pele do recém nascido passa por algumas mudanças fisiológicas e patológicas. Durante as primeiras semanas, uma série de alterações ocorrem, como a perda de água transepidérmica, descamação fisiológica, que mudam a cor e a textura da pele do bebê. Além disso, a Dr.ª Giraldi explica a diferença entre a pele de um indivíduo adulto e da criança.
Assista à vídeo aula e entenda os cuidados com o recém nascido, diferenciando as modificações naturais da sua pele e como tratar as patologias mais comuns.

Três passos comprovados para melhorar o sono

Conheça as dicas da Dr.ª Márcia PradellaHallinan e saiba como melhorar o sono do bebê.
X
Três passos comprovados para melhorar o sono
A Dr.ª Márcia Pradella-Hallinan mostra três passos simples que vão ajudar o bebê a criar uma rotina de sono leve e tranquila. Confira na video aula:

Três passos comprovados para melhorar o sono

Problema de sono ou até mesmo insônia em crianças pode ser causado por razões comportamentais ou clínicas. Estimase que cerca de 25% das crianças, em idade préescolar, tenham algum tipo de distúrbio do sono que precisam ser tratados para que não perdurem na vida adulta. Para ter um sono saudável, a criança precisa ir dormir entre 19h e 20h30 e tirar sonecas diurnas.
Assista à vídeo aula da Dr.ª Márcia PradellaHallinan e veja como três passos simples, seguidos rotineiramente, podem se tornar um belo ritual para levar o bebê a um sono tranquilo.

Prevenção de acidentes domésticos com crianças

Conheça fatores de risco que mais causam acidentes domésticos na aula da Dr.ª Simone Abib.
X
Prevenção de acidentes domésticos com crianças
No mundo, mais de 800 mil crianças morrem em acidentes domésticos. A Dr.ª Simone Abib mostra como evitar acidentes, criando um ambiente seguro. Confira!

Prevenção de acidentes domésticos com crianças

Acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças com menos de 14 anos no Brasil. No mundo, mais de 800 mil crianças morrem por ano e 50 milhões ficam com algum tipo de sequela devido a acidentes. As principais causas são quedas, intoxicação, envenenamento, afogamento, sufocamento, acidentes com utensílios domésticos, no berço e com animais de estimação. Com algumas medidas simples, é possível prevenir até 80% dos casos.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Simone Abib e veja como tornar o ambiente doméstico mais seguro para as crianças.