DOR

Enxaqueca e cefaleia em crianças e adolescentes

Conheça os cenários da cefaleia e enxaqueca infantil, discutidos pelo Dr. Fernando Arita.
X
Enxaqueca e cefaleia em crianças e adolescentes
A dor de cabeça em crianças e adolescentes é muito comum e deve ser tratada com muita atenção. Saiba mais sobre o assunto com o Dr. Fernando Arita!

Enxaqueca e cefaleia em crianças e adolescentes

A dor de cabeça é um sintoma muito frequente na população infantil e adolescente. Geralmente, trata-se de uma patologia benigna, mas como é possível tratar isso? Como em qualquer sintoma pediátrico, é necessário destrinchar os sintomas, com uma boa anamnese, exame físico e um breve exame neurológico, além de mapear o histórico da dor.
Assista à vídeo aula com o Dr. Fernando Arita e descubra o que é preciso saber sobre as formas de cefaleia e o perfil sintomático de enxaqueca infantil, além de seus diagnósticos.

Princípios do tratamento da dor em pediatria

Veja o que a Dr.ª Silvia Maria de Macedo Barbosa fala sobre a dor em pediatria.
X
Princípios do tratamento da dor em pediatria
Uma sensação de dor não tratada pode desencadear mudanças e transtornos no sistema nervoso. Confira as orientações para o alívio correto da dor!

Princípios do tratamento da dor em pediatria

Quando uma criança diz que sente dor é muito importante acreditar. Uma sensação de dor não tratada na pediatria pode desencadear mudanças e transtornos permanentes em seu sistema nervoso, interferindo em seu desenvolvimento. A correta avaliação desse desconforto, nos diferentes grupos etários, e uma análise cuidadosa dos componentes e fatores que causaram a dor é fundamental para se evitar a morbidade precoce.
Assista à vídeo aula da Dr.ª Silvia Maria de Macedo Barbosa que fala sobre avaliação e tratamento da dor na pediatria.

Adenite cervical em crianças

Descubra como diagnosticar a adenite cervical e entender o problema, com o Dr. Silvio Zuquim.
X
Adenite cervical em crianças
Adenite Cervical é o aumento dos linfonodos do pescoço acompanhado de dor e inflamação. Conheça suas principais causas infecciosas e não infecciosas!

Adenite cervical em crianças

Adenite Cervical é o aumento dos linfonodos do pescoço (móveis ou imóveis), acompanhado de dor e inflamação. Quando os nódulos se encontram na linha média do pescoço, geralmente, não se trata de gânglios inflamados. Para diferenciar o diagnóstico, é possível fazer uma dosagem de amilase, uma ultrassonografia ou até uma biópsia.
Assista à vídeo aula do Dr. Silvio Zuquim e conheça as principais causas infecciosas e nãoinfecciosas da adenite cervical e o que é importante levar em conta para chegar a um diagnóstico preciso.

Dor de crescimento

Acompanhe a palestra da Dr.ª Elizabeth Fernandes sobre diagnósticos da dor de crescimento.
X
Dor de crescimento
A principal causa da dor de crescimento é um trauma ortopédico. Assista à video aula e entenda suas características, diagnóstico e prognóstico!

Dor de crescimento

A principal causa da dor aguda nos membros é um trauma ortopédico. Já o diagnóstico diferencial da dor crônica deriva de vários fatores, desde doenças reumatológicas e hematológicas até neoplasias, traumas e osteocondrites. Mais do que saber o que é a dor de crescimento, é preciso saber como ela se apresenta, os períodos em que aparece, os sinais de alerta, seu diagnóstico e prognóstico.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Elizabeth Fernandes e entenda as características da dor de crescimento e da fibromialgia infantil, além de ver alguns casos clínicos.

Erupção dentária na infância

Entenda a erupção dental e seu tratamento com a cirurgiã dentista Dr.ª Eliete de Almeida.
X
Erupção dentária na infância
Os primeiros sinais da dentição infantil surgem nos 6 primeiros meses de vida e a primeira dentição aparece entre os 6 e 12 meses. Confira!

Erupção dentária na infância

A erupção dentária é o processo no qual o dente se desloca da cripta óssea até o plano oclusal. Os primeiros sinais da dentição infantil surgem nos 6 primeiros meses de vida, já a primeira dentição aparece entre os 6 e 12 meses. Uma das principais dúvidas nas consultas são relacionadas às alterações sistêmicas e locais durante o período de rompimento dos dentes decíduos na boca da criança.
Assista à vídeo aula com a cirurgiãdentista Dr.ª Eliete de Almeida e saiba mais sobre a erupção dentária, suas manifestações e o que fazer em caso de desconforto.

Otite e amigdalite

Veja o que a Dr.ª Tania Sih fala sobre otite, amigdalite e tratamentos para dor e febre.
X
Otite e amigdalite
Infecção na garganta ou no ouvido merece um cuidado especial, pois pode vir acompanhada de dor e febre. Confira tudo sobre o assunto na video aula!

Otite e amigdalite

Nos casos de otite e amigdalite, os principais fatores que devem ser combatidos são a dor e a febre com analgésicos e antitérmicos. Além disso, os quadros virais de infecções das vias aéreas superiores merecem tratamentos de suporte. Mas como diferenciar otite de amigdalite? E com relação aos casos virais ou bacterianos?
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Tania Sih e conheça as características da otite externa, otite média aguda, amigdalite viral e amigdalite bacteriana, além dos fatores de risco e os tratamentos para esses problemas.

Dor musculoesquelética idiopática

Veja o que o Dr. Clovis Silva diz sobre a dor do crescimento na infância e adolescência.
X
Dor musculoesquelética idiopática
Cerca de 6% a 44% das crianças de 4 a 14 anos apresentam sintomas da dor musculoesquelética idiopática, a dor do crescimento. Confira!

Dor musculoesquelética idiopática

A dor de crescimento não é inflamatória, mas é crônica e difusa, pois acomete mais de um membro. Entre 6% a 44% das crianças de 4 a 14 anos apresentam sintomas da dor musculoesquelética idiopática. Para o diagnóstico da dor do crescimento são considerados os critérios de Peterson. A fisiopatologia é desconhecida, mas há vários fatores que podem desencadear a doença.
Assista à vídeo aula do Dr. Clovis Silva e entenda as características, causas e diagnóstico da dor do crescimento infantil e também quando há sinal de alerta para outras doenças.

Dor em erupção dental

Veja o que a Dr.ª Adriana Mazzoni fala sobre as manifestações da dor em erupção dentária.
X
Dor em erupção dental
A erupção dentária dura de 2 a 3 dias e pode ser um período de muito desconforto para o bebê. Entenda as fases, sintomas, desconfortos e manifestações!

Dor em erupção dental

O significado de erupção vem do latim e significa saída com ímpeto. A erupção dental é considerada desde o momento em que o dente começa a se movimentar na cavidade onde está se desenvolvendo, até o movimento de sair, atravessar a gengiva e encontrar o dente antagonista. Nos bebês, ela dura de 2 a 3 dias, podendo causar algumas intercorrências.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Adriana Mazzoni e entenda o que pode acontecer no período de erupção dental: quais os processos, fases, sintomas, desconfortos e manifestações.

Dores relacionadas à atividades físicas e esportivas

Descubra o que a Dr.ª Ana Lúcia de Sá fala sobre dores relacionadas à atividades físicas e esportivas.
X
Dores relacionadas à atividades físicas e esportivas
As instituições incentivam cada vez mais a prática de atividades físicas na infância, o que resulta no aumento de lesões e do uso de antiinflamatórios. Confira:

Dores relacionadas à atividade física e esportiva

A literatura há muito já estabelece a importância do exercício físico à saúde. Com isso, as instituições incentivam cada vez mais a prática de atividades, o que inclui o estímulo às crianças a participarem de esportes competitivos. O resultado é o aumento no número de lesões 1 milhão por ano e, consequentemente, no uso de antiinflamatórios.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Ana Lúcia de Sá e entenda sobre as dores e lesões no esporte, a prevalência do uso de antiinflamatórios, seus efeitos colaterais e a interferência na performance do atleta.

Fibromialgia juvenil

Confira um caso clínico de fibromialgia juvenil explicado pela Dr.ª Melissa Fraga.
X
Fibromialgia juvenil
Fibromialgia é uma síndrome que provoca dores no corpo todo por longos períodos. Conheça o caso clínico e entenda suas causas, diagnóstico e tratamento.

Fibromialgia juvenil

GRT é uma menina de 15 anos e que há 6 anos apresenta dor nas pernas e nos braços quase todos os dias. A dor piorou nos últimos 6 meses e ela sente cansaço excessivo, além de casos de falta de ar. Na consulta, foi confirmado o diagnóstico de fibromialgia. A partir daí, são explorados os sintomas da fibromialgia pediátrica, sua classificação, causas, impactos no dia a dia, diagnóstico e tratamento.
Assista à vídeo aula com a dermatologista e pediatra Dr.ª Melissa Fraga para conhecer o caso clínico e entender melhor o que é fibromialgia juvenil.

Disfunções temporomandibulares (DTM) na criança

Saiba mais sobre a disfunção temporomandibular com a explicação da Dr.ª Liete Zwir.
X
Disfunções temporomandibulares (DTM) na criança
A queixa da disfunção é diferente na criança e no adulto, por isso, vale tomar cuidado com os sintomas, como o maxilar estralando, por exemplo. Confira:

Disfunções temporomandibulares (DTM) na criança

A disfunção temporomandibular possui sinais que envolvem o músculo da mastigação, a articulação temporomandibular e as estruturas associadas. Apesar disso, a dor na mandíbula é multifatorial e deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar. A queixa da DTM é diferente na criança e no adulto, por isso, vale atentar para os sintomas, como o maxilar estralando.
Assista à vídeo aula e entenda o que é a disfunção temporomandibular, quais suas causas e sintomas, como o problema afeta a qualidade de vida e o tratamento em crianças e adolescentes.

Dor do crescimento

Confira o que o Dr. Clovis Artur Almeida Silva fala sobre a dor do crescimento.
X
Dor do crescimento
O crescimento é uma das maiores causas de dores musculoesqueléticas idiopáticas em crianças e adolescentes, na maioria das vezes em meninas. Confira!

Dor do crescimento

O crescimento é uma das maiores causas de dores musculoesqueléticas idiopáticas, em crianças e adolescentes. A maior parte dos casos acontece em meninas, com idades entre 4 e 14 anos. Vale lembrar que esta é uma das causas mais comuns da dor em crianças e adolescentes.
Assista à vídeo aula do Dr. Clovis Artur Almeida Silva, chefe da Unidade de Reumatologia Pediátrica do Instituto da Criança, do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, e saiba mais sobre as manifestações clínicas do problema, vendo quais são os tratamentos mais indicados.

Cólica do lactente

Veja o que a pediatra Dr.ª Ana Teresa Stochero Leslie fala sobre a cólica do lactente.
X
Cólica do lactente
A cólica é comum nos primeiros meses de vida do bebê. Apesar de ser benigna, causa estresse em muitos pais e pode ter diferentes causas. Confira!

Cólica do lactente

A cólica em recém nascidos costuma causar muito estresse em pais, principalmente os de primeira viagem, além de pediatras. O diagnóstico geralmente depende muito do que é descrito pela família, mas é sempre importante descartar quaisquer outros tipos de diagnósticos.
Assista à vídeo aula da pediatra Dr.ª Ana Teresa Stochero Leslie, pós-graduada em pediatria neonatal na Universidade Federal de São Paulo, para entender melhor o problema, através de um caso clínico, e saber identificar quais atitudes devem ser tomadas.

Cefaleia infantil

Veja o que a Dr.ª Eliete Faria diz sobre diagnóstico e tratamento da enxaqueca infantil.
X
Cefaleia infantil
Ao contrário da maioria dos diagnósticos, a enxaqueca é a principal causa de cefaleia. Acesse e confira como prescrever o tratamento correto!

Cefaleia infantil

A dor de cabeça é a queixa mais frequente em crianças e, na maioria das vezes, apresenta um sintoma associado a um processo infeccioso. Ao contrário da maioria dos diagnósticos, que apontam para distúrbios visuais ou sinusite, a enxaqueca é a principal causa de cefaleia. Atualmente, há mais de 150 tipos de cefaleia, dos quais a maior parte pode ser diagnosticada com um exame clínico.
Assista à vídeo aula com a Dr.ª Eliete Faria e descubra o que é essencial para um bom diagnóstico de cefaleia e como prescrever o tratamento correto.