VACINAS

Calendário vacinal

Confira as mudanças no calendário vacinal, explicada pela Dr.ª Lily Yin Weckx.
X
Calendário vacinal
Vacinas reconhecidas como importantes pela Sociedade Brasileira de Pediatria passaram a ser oferecidas à população nas redes públicas de saúde. Confira!

Calendário vacinal

Muitas vacinas reconhecidas como importantes pela Sociedade Brasileira de Pediatria não atendiam a população nas redes públicas de saúde, ou seja, era preciso ir à uma clínica privada para ser imunizado. Desde de 2008, trabalhouse para introduzílas no calendário vacinal da rede pública, o que trouxe benefícios e a redução da mortalidade.
Assista à vídeo aula da Dr.ª Lily Yin Weckx que mostra um panorama do calendário vacinal da rede pública e privada e discorre sobre a administração profilática de drogas antipiréticas no momento da vacinação.

Vacinas – Parte 1

Confira o primeiro vídeo de vacinas, apresentado pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi.
X
Vacinas – Parte 1
Sempre que uma vacina é administrada em uma criança ou adulto ela desencadeia uma produção de anticorpos, o que causa a imunogenicidade. Confira!

Vacinas Parte I

Sempre que uma vacina é administrada em uma criança ou indivíduo, ela desencadeia uma produção de anticorpos, o que causa a imunogenicidade. Pode ocorrer uma reação no organismo desencadeando a febre, que de maneira geral, está associada a processos infecciosos, ao uso de drogas ou vacinas. Muitos profissionais administram um antitérmico logo após a vacinação.
Assista à vídeo aula ministrada pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi e descubra o efeito profilático do paracetamol na imunização primária nos primeiros anos de vida da criança.

Vacinas – Parte 2

Confira o segundo vídeo sobre vacinas, apresentado pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi.
X
Vacinas – Parte 2
Na 2ª parte da entrevista, o médico fala sobre os objetivos e conclusões de um estudo publicado no Lancet, em outubro de 2009. Confira!

Vacinas Parte 2

Na segunda parte da entrevista, o médico fala sobre os objetivos e conclusões que envolvem o estudo que foi publicado no Lancet, em outubro de 2009. A metodologia utilizada consiste em dois grupos de crianças vacinadas: O grupo I recebeu paracetamol profilático e o grupo II não recebeu o medicamento. O objetivo era avaliar se o uso do paracetamol profilático diminuiu a incidência de febre e se teve impacto na imunogenicidade.
Assista à vídeo aula ministrada pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi e descubra o resultado desse estudo.

Vacinas – Parte 3

Confira o terceiro vídeo sobre vacinas, apresentado pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi.
X
Vacinas – Parte 3
Na 3ª parte da entrevista, o médico fala sobre os dados do estudo publicado no Lancet, comenta os objetivos da pesquisa e analisa o resultado. Confira!

Vacinas Parte 3

Na terceira parte da entrevista, o médico fala mais sobre a interpretação dos dados do estudo publicado no Lancet. O pediatra e infectologista comenta os objetivos da pesquisa e analisa o resultado. Segundo a pesquisa, o uso de paracetamol profilático tem interferência na imunogenicidade, porém a eficácia e a efetividade da vacina é algo que o estudo não tem como provar.
Assista à vídeo aula ministrada pelo Dr. Marco Aurélio Sáfadi e veja como o uso do paracetamol, de maneira terapêutica, não traz prejuízo a resposta imune da vacinação.

Novidades no campo das imunizações e seus efeitos

Veja a aula do Dr. Marco Aurélio Sáfadi e conheça as atualidades no ramo da profilaxia.
X
Novidades no campo das imunizações e seus efeitos
Focado em três doenças meningocócica, pneumocócica e rotavírus, o médico especialista fala sobre os benefícios e tratamentos dessas vacinas. Confira!

Novidades no campo das imunizações e seus efeitos

Focado em três doenças meningocócica, pneumocócica e rotavírus , o Dr. Marco Aurélio Sáfadi explica como a inclusão de sua vacinação no calendário de outros países, como EUA e no Reino Unido, gerou estatísticas positivas. Ainda, Sáfadi fala sobre os dados referentes a estas patologias no Brasil e os métodos utilizados para que as vacinas tenham os resultados esperados na população brasileira.
Assista à vídeo aula do Dr. Marco Aurélio Sáfadi e entenda os benefícios e formas de tratamento para eventuais efeitos adversos destas vacinas.